sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mais informes sobre a construção do FSM



Próximo Fórum Social Mundial, em 2009, será em Belém do Pará

Reunidos na Alemanha desde o dia 29, os membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiram, nesta quinta, que a próxima edição do evento acontecerá em Belém. Cidade bateu candidatos como Indonésia e Coréia do Sul.

SÃO PAULO – Com a decisão, tomada no último encontro do Fórum Social Mundial, de que 2008 não terá um evento unificado do FSM, como aconteceu no início de todos os anos desde 2001, a grande expectativa entre os movimentos e ativistas altermundistas era o destino do Fórum em 2009, quando novamente ocorre um encontro mundial.

Reunido em Berlim desde o dia 29, o Conselho Internacional do FSM, a sua instância máxima de decisão, acabou por apoiar nesta quinta (31) a proposta apresentada por várias organizações brasileiras de, nestes tempos de debate sobre aquecimento global e sustentabilidade planetária, levar o evento para o coração da Amazônia. Apesar de ter se candidatado bem depois de outras virtuais sedes, como a tradicional Porto Alegre, Curitiba ou Salvador, Belém deve ser o destino do outro mundo possível em 2009, batendo também candidatos como Coréia do Sul, África e Indonésia, entre outros.

A informação da escolha de Belém chegou à Amazônia na tarde desta quinta através de um e-mail do secretario geral do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Adilson Vieira. “Companheiros e Companheiras, acabou agorinha a reunião do CI do FSM. Havia muitas candidaturas fortes: África, Coréia do Sul, Amazônia, etc… Foi uma boa discussão. (…) Mas enfim, a Amazônia vai sediar a edição 2009 do FSM. Creio que para nós será uma grande oportunidade de colocar as nossas lutas do dia a dia numa agenda internacional, ganhado assim mais força”. Segundo Vieira, a próxima reunião do CI acontecerá já em Belém, ainda sem data definida.

Procurada pela Carta Maior, a governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), se disse emocionada e muito feliz com a escolha. “O Pará vai receber de braços abertos e com muita alegria os participantes do Fórum Social Mundial”, afirmou. Segundo ela, será uma oportunidade para que os ativistas de todo mundo “conheçam um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração dos recursos naturais sem destruição do meio ambiente e com justiça social”.

Leia a seguir a carta enviada ao CI sobre a candidatura da Amazônia:

Ao Conselho Internacional do FSM.

Nós, movimentos sociais e Organizações Não Governamentais da Amazônia, vimos solicitar a este Conselho a apreciação da candidatura da região amazônica para sediar a edição do FSM no ano de 2009.

A pertinência da candidatura está expressa em vários aspectos, sejam eles políticos, culturais e ambientais, mas também no apelo global que a temática das mudanças climáticas vem ganhando após o relatório do IPCC das Nações Unidas. A Amazônia é a última fronteira florestal do planeta com as maiores reservas de biodiversidade e água doce, além de abrigar enorme sociodiversidade, representada nas suas populações tradicionais e povos indígenas. As ameaças que pairam sobre esse patrimônio da humanidade não se restringem apenas às mudanças do clima, mas são aceleradas pelas atuais políticas de desenvolvimento que apontam para a ampliação de atividades predatórias como as monoculturas agrícola e pecuária, exploração de commodities minerais e instalação de infra-estrutura que viabilizam esse processo predatório, com pouquíssimas externalidades positivas para o conjunto da sociedade amazônica. Neste contexto, a realização do Fórum Social Mundial, na Amazônia, tem grande representação simbólica e vem somar esforços ao prestar visibilidade para a temática da conservação dos recursos naturais e o respeito à pluralidade de modos de vida que vem sendo ameaçados pelo avanço do processo de globalização neoliberal nessa região estratégica para o planeta.

É também relevante o apoio que o movimento social da região tem dado a proposta de realização do Fórum Social Mundial na Amazônia, pois isso fortaleceria as lutas contra o desmatamento, em favor da redução da pobreza e da manutenção de nossa diversidade socioambiental. Entidades de base e ONG's, da região e de atuação nacional, vem se manifestando a favor dessa iniciativa, tecendo uma teia de apoio que legitima o processo, antes de tudo, perante a própria sociedade civil organizada, criando um cenário positivo para o sucesso dessa empreitada em terras Amazônicas, que estão sempre esquecidas por seus países e que coloca em risco de extinção centenas de culturas que vivem isoladas e distante das ações de seus governos. A realização do FSM na Amazônia daria voz e visibilidade a milhares de grupos étnicos que são ameaçados com a invasão de seus territórios e o descaso do poder publico, que vê com naturalidade o extermínio de grupos como os do Vale do Javari, fronteira Amazônica de Peru, Colômbia e Brasil.

A região possui ótimos antecedentes em sediar grandes eventos internacionais do movimento social, que desde 2002, vem realizando edições do Fórum Social Pan Amazônico, com ampla participação dos movimentos sociais dos 9 países amazônicos e se consolidou na agenda internacional como um espaço de lutas que passam por todo o continente Americano.

A região possui centros urbanos com condições de sediar o FSM, e nesse sentido, apresentamos a cidade de Belém, segundo maior centro urbano da Amazônia com 1.500.000 habitantes. A cidade de Belém, apresenta condições ideais para sediar a edição do Fórum Social Mundial em 2009. Cidade histórica, de tradição revolucionária, Belém foi palco entre 1835 a 1840 da maior revolta popular da história da Amazônia - a revolta dos Cabanos - única na região a realmente derrubar um governo local. Com localização geográfica estratégica, se acha privilegiada, por estar situada na foz do rio Amazonas e no extremo norte da malha rodoviária do país, além de possuir aeroporto internacional, o que facilita o deslocamento de pessoas, do Brasil e do exterior para a cidade.

Enfim, gostaríamos que essa candidatura fosse considerada não como uma candidatura do Brasil, mas como a candidatura de uma região que possui nove paises, milhares de povos indígenas com centenas de línguas e uma diversidade socioambiental das mais ricas do planeta. Possui também grandes contrastes sociais e hoje é vista como região estratégica para as grandes transnacionais e corporações que exploram nosso povo e nossa riqueza.

Se um outro mundo é possível, a região Amazônica reúne todas as condições para a construção desse novo mundo!

Vamos amazonizar o mundo! Fórum Social Mundial na Amazônia - Belém 2009


GTA - Grupo de Trabalho Amazônico
Conselho Nacional dos Seringueiros
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos
Associação Brasileira de ONGs - ABONG
Fórum da Amazônia Oriental
STTR/Santarém.
Fórum Matogrossense de meio Ambiente e Desenvolvimento
Projeto saúde e Alegria
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Amazônico
Fundação vitória Amazônica
Associação etnoambiental Kanindé
Agonautas Ambientalistas da Amazônia
FASE
Instituto Paulo Freire

Comissão de COmunicação

Pessoas da Comissão de COmunicação (ou interessad@s em participar desta Comissão)

É necessário realizar uma reunião o mais urgente possível! A princípio poderiamos nos encontrar na Segunda-Feiras, no hall do CAC, Às 18:00h?

Até mais

Oficina preparatóra para o Fórum Social Mundial 2009

OFICINA PREPARATORIA PARA O FSM 2009

Pessoas, eu postei a algumas semanas que ia haver uma reuniao do pessoal aqui de pernambuco que se organiza para ir ao FSM. Bom ai em baixo segue o encaminhamento dessa reuniao...e um convite a uma oficina sobre o FSM.


"Caros/as companheiros/as

Estivemos reunidos/as no ultima dia 17 de março, conforme e mail enviado a todos/as vocês, para começar a rearticular nossas ações com o processo de preparação para Fórum Social Mundial. Como sabem o Fórum se realizará em Belém, em janeiro de 2009, e também este ano será realizado o Fórum Social Hemisférico, na Guatemala, em outubro.

Estamos propondo realizar uma ampla oficina no próximo dia 11 de abril (todo o dia), em Recife, para a qual seria importantes contar com a presença de todas as organizações e movimentos que têm participado deste processo no Estado. Para isso vocês encontram abaixo uma pauta para este dia de trabalho.

Estamos vendo entre as organizações como garantir a alimentação para todos/as os/as participantes. Entendemos que é muito importante garantir também a participação de organizações/movimentos que têm sua sede no interior do estado, e para isso estamos vendo como, com a contribuição de todos/as, podemos apoiar no transporte e hospedagem solidária.

É importante que encaminhem a confirmação de participação e demandas (Quando houver) para Johnatan, pelo e.mail: caja@equip.org.br e telefone: 34232542 o endereço eletrônico é provisório enquanto arrumamos a secretaria do comitê .

PROPOSTA DE PAUTA:

1-Avaliação do processo até agora e atualização das informações sobre próximo(s) fórum(s).
2-No Estado, no nosso movimento/organização, quais são as principais lutas com as quais estamos envolvidos/as e como podemos articular/confluir lutas pensando o FSM como um processo que tem como objetivo facilitar esta articulação/confluência?
3-Próximos passos: definir como vamos trabalhar: equipes, comissões etc.

Para o ítem 2 seria importante que as organizações/movimentos viessem com uma agenda dos eventos/atividades que já estão programados para este ano, para que pudéssemos pensar sobre a possibilidade de incluir o debate do FSM nestas atividades, e também como podemos nos engajar no que cada um/a está planejando.

Lembre-se que a mobilização para esta atividade é de responsabilidade de todos/as. E que podem enviar sugestões.

Atenciosamente e com um abraço,

Cajá -Equip/Abong
Carla – SOS Corpo / AMB
Isaac e Johnatan - Rede de Jovens Nordeste
Joana – Fórum de Mulheres de Pernambuco
Josileno e Ricardo – Movimento de Meninos e Meninas de Rua
Simão -Escola Pernambucana de Circo.


OBS: O Local para a Oficina será a sede do CENDHEC na Madalena"

O Primeiro Pedágio rolou!

Segundo os participantes, "O pedágio começou +- 18h30 c/ 4 pessoas. Dpois chegaram + 2. Durou qse 1 hora, Foi ali perto da SMS, num dos cruzamentos da José Osório (a gente achou melhor do que fazer na Real da Torre).

Arrecadou pouco mais de R$ 30,00."

É isso aí galera! Vamos fazer mais pedágios!

Resumo do 3º Encontro

Transporte

• Orçamento: foram apresentados dois orçamentos para a viagem ida e volta*:
- R$ 12.100,00 – pela Itapemerim
- R$ 12.500,00 – pela ?

*Esses orçamentos foram solicitados como a data de viagem sendo fim desse mês. Foi estimado que o valor possa chegar até R$ 15.000,00 no período do fórum.

• Ofício para a PROACAD que solicita a liberação de transporte para @s estudantes interessad@s em ir ao FSM2009 está sendo encaminhado.

• Pedágio: Foi marcado o primeiro pedágio para quinta-feira 10/04. A idéia é que partir da avaliação deste ped[agio, possa haver uma melhor organização dos próximos.


Ações / Preparação para Debates

• O pessoal de biologia falou sobre o profº Tomaz , de Ecopedagogia, que poderia realizar a primeira “palestra” / debate / encontro para discutir o FSM 2009.


Comunicação

• Mural do Fórum: Como nem tod@s têm acesso à Internet, por onde estão sendo divulgadas as informações, acertou-se criar um Mural do Fórum nos centros – CFCH , CE e CCB, ao menos.


Oficina Preparatória para o FSM 2009

11/04, sexta-feira, marcada uma reunião do pessoal que se organiza para participar do Fórum aqui em Pernambuco . A reunião ocorrerá no CENDEHC, Madalena, às 9:00h.

Outros

Foi feita uma monção de apoio à ocupação da UNB entre os presentes, assinada não como movimento, mas com os nomes d@s estudantes presentes.


Próximo Encontro!
23/04, Quarta-Feira, às 12h30, Centro de Educação.