quarta-feira, 5 de março de 2008

Fórum Social Mundial 2009



Somos milhões de mulheres e homens, organizações, redes, movimentos, sindicatos de todas as partes do mundo; vimos de aldeias, regiões, zonas rurais, centros urbanos; somos de todas as idades, povos, culturas e crenças, mas estamos unidos pela firme convição de que:


“UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”

Hoje (26/01/2008), em todo o mundo, trabalhadores urbanos, rurais, negros, indígenas mulheres, jovens e adolescentes, deficientes físicos, sindicalistas, e outros inúmeros segmentos da sociedade, realizam manifestações contra o neoliberalismo, o racismo, a guerra e toda forma de violência. Esse conjunto de fatores é responsável pelas injustiças e exclusão social, pela destruição do meio ambiente e mudanças climáticas, dentro outros males que afligem os povos de todo o planeta. Resultam de políticas adotadas pelos governos de muitos países que privilegiam apenas os interesses de grandes grupos econômicos.

Esta data foi chamada de Dia de Ação Global e é parte integrante das atividades do Fórum Social Mundial, que este ano foi descentralizado e acontece nesta semana em todos os países.

Ao mesmo tempo, reúnem-se em Davos (Suíça), líderes governamentais e dirigentes de grandes corporações multinacionais para definir as ações para dar continuidade ao crescimento econômico. São estes personagens que irão desenvolver projetos para que o neoliberismo continue avançando desenfreadamente, sem respeitar os povos e culturas, sem respeitar governos legitimamente eleitos que contrariam , os interesses dos grandes capitalistas e sem dar ouvidos aos clamores de todas nações contra a exploração predatória da natureza e dos recursos naturais.

A cada ano tem crescido o sentimento mundial contra esta situação. Por toda parte do planeta as pessoas rejeitam as iniciativas que estão colocando em risco o futuro da humanidade e do planeta como conseqüência das mobilizações que deram origem ao Fórum Social Mundial.

Nós, amazonenses e amazônidas, também nos juntamos a este esforço da sociedade civil de todos os países para dizer NÃO às ações governamentais e empresariais que ameaçam nossas vidas e nosso futuro. Conclamamos a todos os movimentos sociais e organizações populares a ampliar a articulação para a edição do FSM 2009 que acontecerá em Belém (PA).

Convidamos, ainda, todos e todas a unir suas vozes em defesa da soberania do povo brasileiro e de todos os povos, especialmente da América Lat ina; em defesa de um modelo de desenvolvimento sustentável, que respeite a diversidade étnica, cultural e ambiental; em defesa da paz, pelo fim de toda forma de violência!

Manaus Amazonas Brasil 26 de janeiro de 2008

Entidades e Movimentos participantes

Central Única dos Trabalhadores CUT (e sindicatos fiiados), Articulação de Mulheres do Amazonas (AMA), Movimento Articulado de Mulheres do Manaus (MAMA), Articulação Brasileira de Mulheres (AMB), Conselho Indigenista Missionário CIMI, Rede de Educação Cidadã/Talher, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetrag), Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Manaus (Sintraf), Rede de Mulheres Positivas, Centro de Defesa da Mulher(CDM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mov. Fé e Política “Construindo um Poder Popular”, Movimento Comunitário pela Cidadani (MOCOCI), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM).

Extraído do site: http://fsainfo.rits.org.br/show_text.php?key=540

Nenhum comentário: